sábado, 4 de junho de 2022

Imagens Dis(u)tópicas

1984 é um livro escrito por Eric Arthur Blair sobre o pseudônimo de George Orwell. Publicado em 1949, é um romance futurista e distópico. A história se passa em Londres, Oceânia, um Estado dominado pelo Partido do Grande Irmão, um governo sufocante e totalitário. Winston, o personagem principal é um membro do Partido, uma das pessoas que são controladas 24 horas por dia por um aparelho instalado em todas as casas chamado Teletela. A teletela não só transmite 24 horas por dia a programação do Partido, como monitora áudio e visualmente todos os moradores. Passar muito tempo sozinho, falar sozinho, escrever, conversar sobre alguns assuntos ou até a expressão facial de tristeza pode ser sinal de traição ao Partido. Há por todos os lados membros encarregados de vigiar os outros – A chamada Polícia das Idéias. A sociedade é dividida em três estamentos: O Núcleo do Partido, os membros do Partido e os Proletas. O mundo vive em Guerra constante com a Lestásia ou a Eurásia, duas outras superpotências mundiais.
Zelensky escolhe cem palavras para cem dias. "Refugiados" é a que a Ucrânia mais evita, "vitória" a que mais procura - como aconteceu Rússia iniciou a "operação militar especial" na Ucrânia há 100 dias e controla 20% do território. Putin terá demitido chefe das operações na Ucrânia. https://observador.pt/liveblogs/guerra-na-ucrania-chega-ao-100o-dia-com-russia-a-ocupar-20-do-territorio/

5 comentários:

  1. check https://pixelcefetmg.wordpress.com/2015/06/10/1984-futurismo-e-distopia-de-george-orwell/

    ResponderEliminar
  2. mais desenvolvimentos na Ucrania https://observador.pt/liveblogs/ucrania-diz-que-recuperou-parte-de-severodonetsk/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. https://observador.pt/2022/06/24/mapa-da-guerra-o-que-se-sabe-do-121-o-dia-do-conflito-na-ucrania/ Depois do Conselho Europeu ter atribuído o estatuto de candidato à Ucrânia na quinta-feira e no dia que se assinalam precisamente quatro meses sobre o início da invasão russa, a manhã começou com a confirmação oficial da retirada dos militares ucranianos que defendiam há várias semanas Severodonetsk da investida russa.

      Eliminar
  3. Continua-se a ignorar(convenientemente ou não)a questão do armamento,e de quem tem mais e melhor,ora o regime russo tem feito regularmente a afirmação de que tem misseis hipersónicos(que os EUA ainda não tem supostamente,muito menos,digo eu,os europeus) que podem atingir o Ocidente em menos de nada(e enquanto o urso paddington bebe chá com a rainha) sem que o dito Ocidente(leia-se os EUA/pentágono) possa responder atempadamente.Se isto for mesmo assim(e ainda não vi nenhum desmentido)então devemos perguntar; para que serve(além daquilo vimos no Iraque e Afeganistão etc etc) todo aquele orçamento(além da fama de avanço tecno-militar que supostamente suplantava a Russia e qualquer um desde 1991) de "defesa" americano dez vezes maior(supostamente) que o Russo?E não falemos agora do arsenal nuclear russo maior que o americano(mais uma vez supostamente e acreditando nos comentadores especialistas).

    ResponderEliminar
  4. Boa questão,pelo que ouvimos pelos média parece que realmente o regime russo conseguiu esse avanço(por estranho que seja)em relação aos EUA e à nato,falo do sistema hipersónico pois em relação à quantidade deixa de fazer grande diferença quando falamos de certas quantidades(ambos os lados têm,segundo se anuncia,poder para destruir o mundo várias vezes.

    ResponderEliminar